KNI - sigla para Kalaallit Niuerfiat, que traduzido em Português significa Comércio da Groenlândia - é uma empresa moderna com mais de 240 anos de história atrás de si. KNI tem suas raízes no Comércio Real da Groenlândia, estabelecido em 1774, e é, portanto, uma parte importante da história da Groenlândia.
A tarefa original do KNI era fornecer mantimentos ao povo groenlandês em cidades e vilas onde não era possível fazer negócios em condições comerciais.
Continua a ser uma das tarefas mais importantes para o KNI e, embora a tecnologia moderna desempenhe um papel importante no atendimento das 60 lojas do KNI na Groenlândia, ainda há desafios em relação à demografia.
A solicitação
KNI precisava urgentemente de capacidade de armazenamento, pois a colaboração anterior com uma fábrica de armazenamento não era mais uma opção.
A solução foi alugar instalações de Blue Water no porto de Aalborg, onde o KNI já tinha um escritório próprio. No entanto, esse armazém foi rapidamente preenchido por mercadorias que chegavam em contentores do local de armazenamento anterior. Os vários grupos de produtos foram armazenados a granel no chão. Uma configuração que dificultou a obtenção de uma visão geral e, não menos importante, o manuseio das mercadorias.
A solução
O KNI rapidamente percebeu que mais sistemas eram necessários no armazém, então entraram em contacto com a Storeteam, um distribuidor das soluções de armazenamento do Constructor Group. Foi acordado que a mais nova adição ao nosso portfólio de produtos, a LS3 Longspan, seria a solução mais adequada. Entre suas muitas vantagens estão o bom uso do espaço e a capacidade de armazenar com eficiência mercadorias grandes e volumosas.
4 filas de 8 prateleiras duplas foram instaladas no canto traseiro do edifício. As prateleiras são usadas para armazenamento de mercadorias em movimento rápido, com o restante do estoque de espaço a granel. Outro sistema de prateleiras LS3 foi localizado centralmente no armazém. Nele estão os pedidos que são muito pequenos para serem enviados e que aguardam o recebimento de pedidos adicionais que chegam à mesma loja, antes de serem preparados para despacho.
O resultado
“Já podemos ver o efeito dos sistemas de prateleiras. Ocupam muito menos do que o armazenamento a granel e economizamos muito tempo na coleta das mercadorias. Algumas de nossas lojas no norte e leste da Groenlândia recebem navios apenas duas vezes por ano, o resto do ano o gelo impede qualquer navegação. Portanto, não é preciso dizer que é importante para nós enviarmos as mercadorias certas e não esquecermos nada,” explica o Consultor de Logística Søren Bjerregaard Jensen.
Sobre o KNI
KNI consiste em quatro unidades de negócios, que incluem o abastecimento da Groenlândia com mantimentos, bens de consumo e combustíveis. Para além, existe um departamento grossista que serve cantinas e catering, bem como um matadouro que abate principalmente borregos. A empresa é uma das maiores da Groenlândia com aproximadamente 1000 funcionários.