Skip to main content

Orgulho da Dexion em Patrocinar o Torneio Inaugural de Basquete e Andebol em Cadeira de Rodas

Um emocionante evento desportivo de quatro nações para pessoas com deficiência foi encenado em Roménia – e a Dexion Roménia está orgulhosa por ser copatrocinadora.

VeraflorA primeira Taça Internacional de Andebol e Basquetebol Veraflor realizou-se em Brasov – a primeira do género a ser sediada na Roménia, aberta a equipas de outros países. Dexion Roménia ficou encantada por estar entre os principais patrocinadores, além de fornecer uma equipa de voluntários para ajudar a realizar o evento de dois dias.

Outros patrocinadores incluíram a Câmara Municipal de Brasov, enquanto a Prefeitura Municipal de Brasov forneceu às equipas participantes transporte gratuito, especialmente adaptado para pessoas com deficiência. A Universidade da Transilvânia de Brasov também foi parceira do evento.

Seis equipas competiram – três da Roménia, com uma de cada da Ucrânia, Turquia e Bulgária. Infelizmente, duas outras nações, Moldávia e Hungria, que deveriam participar, tiveram de desistir devido à Pandemia de Covid-19.

VeraflorDepois de competições acérrimas, que contaram com a participação de cerca de 60 atletas, a vitória no basquete foi para a equipa turca e a glória no handebol foi conquistada pela equipa de casa, a Veraflor Brasov.

A vitória do Veraflor foi particularmente emocionante, pois a sua equipa foi a primeira equipa de andebol em cadeira de rodas a ser criada na Roménia. A equipa foi criada graças ao trabalho árduo da treinadora Veronica Mîndrescu, que começou com apenas três ou quatro jogadores há cinco anos e agora construiu uma equipa de 15 atletas.

O andebol em cadeira de rodas ainda não é um desporto olímpico, mas em breve poderá ser incluído. Aliás, a equipa romena vencedora, composta maioritariamente por atletas formados em Brasov, já participou num Campeonato da Europa, em 2019.

VeraflorBrian Howson, diretor administrativo da Dexion Roménia, juntamente com representantes da Metropolitan Life e o vice-presidente do Conselho do Condado de Brasov, Zoltan Szenner, entregaram os prémios aos vencedores.

“Ficamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de patrocinar a Copa Veraflor e ajudar fornecendo voluntários para realizar o evento,” disse Brian.

“Foi um grande evento desportivo, que reuniu alguns atletas extraordinariamente habilidosos de quatro países, que demonstraram que a deficiência não é barreira para a excelência desportiva. O evento encaixou-se perfeitamente na política da Dexion de apoio às comunidades onde estamos inseridos.”

VeraflorOs jogos de andebol e basquete para pessoas com deficiência são mais curtos do que os jogos padrão e as regras são adaptadas para atender às necessidades dos atletas.

Paralelamente à competição, foram realizadas oficinas onde os jovens puderam vivenciar como é jogar basquete e andebol sentados em uma cadeira de rodas. Mais de 100 crianças tiveram a oportunidade de participar das oficinas.

Também estiveram presentes no evento Allen Coliban, Prefeito de Brasov, e Anca Dragu, Presidente do Senado da Roménia, que também teve uma amostra de como é praticar desporto em uma cadeira de rodas.

Lucian Cazacu, que liderou a equipa de voluntários da Dexion Roménia, disse: “Parte do que nos atraiu para o evento como patrocinadores foi a oportunidade que estava a ser dada às crianças de entender um pouco do que é estar em uma cadeira de rodas. Então havia um grande elemento educacional, bem como o espetáculo desportivo. Também ajudou a quebrar as barreiras entre pessoas fisicamente aptas e pessoas menos aptas.”

VeraflorDurante os dois dias de evento, as restrições da Covid-19 estavam em vigor para garantir a segurança dos competidores e espectadores. O acesso ao evento foi feito apenas com certificado verde, e todos tiveram de seguir cuidadosamente todas as normas relacionadas à Covid-19. Tivemos o prazer de saber que nenhum dos participantes, organizadores ou atendentes adoeceu após o evento, apesar de ocorrer no pico da Fase 4 da Pandemia.

Related news
Latest news