Skip to main content

7 Maneiras de Melhorar a Eficiência do Armazém e Aumentar Lucros

Essencial para atender aos principais indicadores de desempenho em qualquer armazém – sejam KPIs para lucros, rotação de stock ou atendimento ao cliente – é operar um sistema eficiente e de bom funcionamento.

Warehouse EfficiencyUm armazém que otimize o uso do espaço disponível, que tenha pelo menos algum elemento de automação e tenha um sistema de gestão de armazém para supervisionar a operação, estará mais bem posicionado para impulsionar a eficiência.

Mas os armazéns são operações complexas, com muitos estágios diferentes – desde o recebimento de mercadorias até a expedição e muitos estágios intermediários. Acrescente a isso uma mistura de envolvimento humano e automação e fica claro que fazer tudo funcionar em harmonia é uma tarefa complicada.

Isso pode dificultar a identificação de áreas que poderiam ser mais eficientes e, claro, quanto maior a eficiência, maior a produtividade.

Então, aqui estão sete sugestões para melhorar a eficiência do armazém e, finalmente, seus lucros.

Warehouse Efficiency - Automation1. Investir em automação

As soluções automatizadas de armazém, embora representem um investimento, impulsionarão a eficiência em qualquer armazém.

Introduzir um nível de automação, ou mesmo optar por um armazém totalmente automatizado, ajuda a erradicar as hipóteses de erro humano, por reduzir o nível de envolvimento humano.

Não apenas os erros serão reduzidos, mas a automação levará à economia de custos, por exemplo, na folha de pagamento, formação e custo de serviços públicos. Automação também permite maior densidade de armazenamento.

Existe uma vasta gama de soluções automatizadas – algo para caber em qualquer operação. Desde estantes de paletes móveis até estantes de paletes automatizadas; de estantes para transelevadores até miniloads para recuperar pequenos objectos. Automação equivale a eficiência em um armazém.

2. Fornecer formação de qualidade

Warehouse EfficiencyUma força de trabalho bem formada será uma força de trabalho muito mais eficiente. Portanto, reserve um tempo no início para fornecer um sistema de formação e orientação para novos membros da equipa. Isso significa que eles aprenderão a fazer as coisas da maneira certa, em vez de adquirir maus hábitos. Garanta que a formação seja oferecida como parte do desenvolvimento da força de trabalho. Isso não apenas aumentará suas habilidades e eficiência, mas a formação será valorizada pelos empregados.

Isso ajudará a melhorar a motivação do pessoal, bem como a retenção de pessoal, o que significa que menos precisa ser gasto em recrutamento.

Também pode ser considerada a múltipla formação de diferentes empregados em diferentes habilidades. Isso significa que quaisquer lacunas de curto prazo devido a ausências ou doenças serão mais fáceis de preencher, e também estará aprimorando a sua força de trabalho.

Warehouse Efficiency3. Fazer da segurança uma prioridade

A segurança deve ser uma prioridade máxima em qualquer operação de armazém, não apenas porque há um dever de cuidado com o pessoal, mas também porque a adoção de altos padrões de segurança melhora a eficiência.

Toda vez que um atalho é feito nos procedimentos de segurança, um elemento de risco é introduzido. E, embora possa parecer uma economia, quando ocorrem acidentes, eles são muito mais caros. Mesmo um pequeno acidente – como danos nas estantes de paletes – pode causar problemas de longo prazo, pois as estantes podem precisar ser reparadas. Acidentes mais significativos podem retardar a operação de um armazém ou – pior – pará-lo completamente.

4. Pedir feedback da equipa

Envolver a equipa na operação de um armazém traz muitos benefícios. Em um nível prático, os empregados terão conhecimento em primeira mão de todos os processos e poderão ter ótimas ideias sobre como fazer melhorias que aumentarão a eficiência.

Warehouse EfficiencySegundo, os colaboradores consultados sentem-se valorizados e que a sua opinião conta. Eles são mais propensos a serem proactivos e motivados a trabalhar mais, o que por si só impulsionará a eficiência. A consulta e o diálogo bidirecional ajudarão a melhorar o funcionamento de qualquer armazém.

5. Medir o desempenho

Se deseja entender como seu armazém está a operar, é vital avaliar cada etapa do processo. Quanto tempo deve levar cada etapa, o que e quem deve envolver, qual deve ser a saída? Após medir, é possível analisar os dados regularmente e identificar as áreas que parecem estar com baixo desempenho – e até mesmo identificar as áreas de excelência.

Warehouse Efficiency6. Cuidar do equipamento do armazém

Equipamentos com manutenção adequada – como empilhadores, estantes de paletes ou soluções de armazenamento automatizado – têm um fator de confiabilidade mais alto.

No entanto, deixar de fazer a manutenção do equipamento aumenta o risco que o equipamento fique parado, eventualmente sem a possibilidade de reparação.

A manutenção do equipamento não é um caminho que pode ser cortado, pois, em última análise, a falta de manutenção do equipamento pode levar a maiores custos a longo prazo e até comprometer a segurança do pessoal e dos produtos armazenados.

7. Adotar solução ideal de armazenamento

A depender de quais produtos estão a ser armazenados, selecione uma solução de armazenamento que melhor se adapte a esses produtos.

Warehouse EfficiencySe tem itens volumosos e longos, isso beneficiaria tendo prateleiras de picking (Longspan); vários itens seriam mais adequados para estantes seletivas de paletes; produtos que devem ser selecionados com base no primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO), seriam mais bem armazenados em estantes PBR… Ao seleccionar o armazenamento mais adequado para o objetivo, isso irá acelerar o processo de separação e aumentar muito a eficiência do armazém.

Para obter mais conselhos sobre como tornar um armazém eficiente, ou para soluções de armazenamento de armazém – automatizados e semiautomatizados – ou para obter ajuda na escolha do melhor sistema de armazenamento, entre em contacto com a nossa equipa.

Related news
Latest news