Skip to main content

7 Passos para Reduzir Erros de picking em Armazém

Uma maneira segura de aumentar a produtividade e o resultado de uma operação de armazém bem-sucedida é reduzir os erros cometidos na seleção de mercadorias.

Reducing Picking ErrorsCada erro de separação fica caro á organização. Se forem selecionados mais itens do que os pedidos, embora o cliente possa ficar satisfeito com seus extras gratuitos, isso afetará os lucros e a precisão do seu stock.

Da mesma forma, se poucos itens forem escolhidos ou os itens errados forem selecionados, não apenas seus clientes ficarão insatisfeitos, mas também terá de gastar tempo para substituir o pedido. Talvez seja necessário oferecer um gesto de boa vontade e, novamente, seus números de controlo de stock precisarão ser ajustados.

É claro que todos os sistemas que envolvem intervenção humana podem estar sujeitos a erros humanos. Com a melhor vontade do mundo, é virtualmente impossível ser 100% preciso 100% do tempo.

No entanto, ao reduzir o nível de erro humano, certamente verá os benefícios em termos de lucratividade e melhor atendimento ao cliente.

Então, como é possível reduzir o nível de erros de seleção no armazém?

Reducing Picking ErrorsPasso um: medir

Medir e contabilizar quaisquer erros cometidos e registar onde ocorrem. Pode mapear os números de erros, o percentual de erros e talvez fazer referência cruzada deles com onde e quando em seu depósito estão acontecendo e em que estágio.

Com essas informações, poderá identificar um padrão e tomar medidas corretivas. Por exemplo, alguns membros da sua equipa podem estar a cometer erros consistentes e precisa de formação adicional.

Ao coletar e analisar os dados sobre erros de picking – e fazer isso de forma consistente, não de forma ocasional – terá dado um primeiro passo excelente na redução do número de erros de picking no armazém.

Passo dois: criar comprometimento

Reducing Picking ErrorsMedir os erros de picking e onde e como eles ocorrem é do interesse de todos, e é importante transmitir esse ponto à sua força de trabalho, para ter o apoio deles.

Enfatize que, como uma equipa, está a trabalhar em conjunto para reduzir erros. Faça com que saibam que está tentando identificar uma causa específica e oferecerá formação extra para as pessoas que precisam, em vez de introduzir um programa de reciclagem geral.

Crie uma atmosfera de confiança, para que sua equipa se sinta confiante para admitir quando cometeu um erro, para que possa ser corrigido rapidamente, em vez de encobrir seus erros.

Também ouça o feedback dos seus trabalhadores. Eles podem ter identificado áreas no processo onde os erros são mais prováveis de serem cometidos e têm sugestões de melhorias que podem ajudar a reduzir o nível de erros

Reducing Picking ErrorsPasso três: criar um bom ambiente de trabalho

O ambiente onde trabalhamos tem um impacto definitivo em nosso humor e, por sua vez, em como trabalhamos bem. O que faz para melhorar o ambiente do seu armazém para a sua equipa?

Se a sua equipa tem um WC confortável, se o armazém é limpo, se a iluminação é boa, mas não forte, talvez se tiver um tapete sobre um piso de cimento – todas essas pequenas mudanças farão a diferença no ambiente, o que ajudará a tornar a sua equipa a se sentir mais motivada. E, pessoas motivas fazem menos erros.

Passo quatro: mergulhar fundo em seus sistemas

Reducing Picking ErrorsHá quanto tempo não olha com atenção os processos do seu armazém, com um olhar crítico e objetivo?

Ao mergulhar profundamente em como funciona a operação, será possível identificar áreas que podem ser melhoradas, o que pode trazer benefícios em geral, e não apenas redução de erros de seleção.

Só porque algo sempre foi feito de uma certa maneira, não significa que não deva ser questionado e o processo examinado.

Passe por todos os estágios, passe algum tempo no “chão do armazém”, veja exatamente como cada estágio funciona e – o mais importante – converse com sua equipa enquanto faz isso. Novamente, eles podem ter muitas boas ideias que podem ser implementadas.

Reducing Picking ErrorsPasso cinco: adotar um sistema de verificação

Um método de redução de erros é adotar um sistema de verificação, assim, todo o stock selecionado passa por um segundo processo de verificação. No entanto, adicionar esse estágio extra pode retardar sua operação e ser contraproducente; o que ganha com a redução de erros de seleção, pode perder ao adicionar esse estágio extra.

Uma alternativa poderia ser verificações pontuais. Isso beneficia de duas maneiras. Primeiro, eles vão encontrar pelo menos alguns erros. Segundo, se a sua equipa estiver ciente de que verificações pontuais estão a ser feitas, podem se tornar mais vigilantes.

Passo seis: entender quando e onde os erros ocorrem

Nem todos os erros estão no processo de seleção. Procure cuidadosamente, também, na extremidade receptora da sua operação, bem como no ponto de expedição. Pode ser que uma proporção de erros não possa ser atribuída à etapa de picking, portanto, explore todas as etapas, desde a entrada até a saída da mercadoria.

Passo sete: ter o equipamento correto

Reducing Picking ErrorsFalamos até agora sobre erros que podem ser atribuídos a pessoas e a processos. Mas e os equipamentos utilizados no seu armazém? Se não usar os melhores equipamentos para a sua operação – como instalações de armazenamento e estantes de paletes – e se não otimizar o uso do seu espaço dentro do armazém, é mais provável que os erros apareçam.

A automação, por exemplo, ajudará a reduzir o nível de erros feitos no picking, simplesmente porque a automação remove o elemento humano de um processo.

Em resumo, esses são sete passos que podem ser tomados de forma relativamente simples para reduzir o nível de erros de picking na sua operação de armazém, que certamente melhorarão os níveis de eficiência e lucratividade do seu negócio.

Se quiser falar com a nossa equipa sobre soluções de armazenamento - em particular, se deseja introduzir automação - por favor, entre em contacto connosco.

Related news
Latest news