Skip to main content

Comprar novas paletes? 5 fatores para considerar

Os paletes sempre foram parte essencial de qualquer operação de armazém ou centro de distribuição, mas pensar que uma palete é muito parecida com outra é subestimar a variedade dessa versátil inovação. Eles diferem em tamanho, capacidade de carga e construção, e cada vez mais os materiais de que são feitos também diferem.

PalletsPortanto, se planear investir em novas paletes para o seu armazém ou centro de distribuição, reserve um momento para analisar o que precisa que suas paletes possam alcançar e, em seguida, poderá tomar uma decisão de compra informada.

1. O que as suas paletes deverão transportar e onde vão parar?

Essa é uma consideração importante, não apenas em relação ao armazém ou centro de distribuição, mas para toda a cadeia de suprimentos. Por exemplo, se os produtos que as suas paletes carregam incluírem alimentos ou produtos farmacêuticos, devem ser melhor consideradas as questões de higiene.

Pergunte a si mesmo em que ambiente as paletes precisam ser armazenadas. Fora ou dentro? Em condições refrigeradas? Também é importante saber como as paletes serão armazenadas. Estarão em estantes de paletes? Estarão no chão? Serão movimentados em esteiras ou manobradas por empilhadores?

Entender o que acontece com as suas paletes em todas as etapas do processo afetará sua decisão de compra de paletes.

Pallets2. Tamanho importa

Quando se trata de encomendar novas paletes para o seu negócio, precisa entender o sistema de dimensionamento para não investir nos tamanhos errados por engano.

Não existe um "padrão" universal para o tamanho da palete, portanto, certifique-se de solicitar as especificações antes de fazer o pedido. Por exemplo, no Reino Unido, as paletes padrão medem 1200mm x 1000mm e vêm em diferentes graus, de acordo com sua capacidade de carga.

Por outro lado, o padrão europeu é um pouco menor, 1200mm x 800mm. Se eles carregam o selo EUR, terão uma especificação consistente e capacidade de carga. Se não estiverem estampados, mesmo se ainda medem 1200mm x 800mm, sua capacidade de carga será variável. Há também uma palete padrão global (seis tamanhos diferentes no total) que possui certificação ISO.

Pallets3. Do que são feitas as paletes?

Se a palete for de madeira, é importante saber qual o tipo, pois isso afetará as características da palete e, de facto, a expectativa de vida. Por exemplo, o álamo é uma madeira dura e uma boa escolha se precisar de paletes menos suscetíveis a manchas e lixiviação. No entanto, o álamo tem menos resistência e durabilidade do que outras madeiras.

4. Manter limpo

Higiene e limpeza nunca foram tão importantes, como o impacto do Coronavírus nos ensinou. Saber a procedência dos materiais que fazem as suas paletes e que elas podem ser mantidas limpas, agora merecem uma consideração maior. Paletes construídas com madeira de engenharia ajudam a atender a esses critérios. Muitas vezes feita de paletes recicladas, a fibra de madeira é amplamente seca para matar pragas, mofo e bactérias. Um aglutinante de resina é adicionado e o material prensado em um molde quente, para que a palete final fique higienicamente limpa.

Pallets5. Sustentabilidade

As mudanças climáticas e o movimento de reutilização, reciclagem e sustentabilidade também impactaram o fabrico de paletes.

Curiosamente são as paletes de plástico, em oposição à madeira, que parecem apresentar uma solução que vai ao encontro das exigências da sustentabilidade. Recicláveis, têm uma expectativa de vida muito maior do que uma palete de madeira – podem ser usados até 20 vezes mais do que a palete tradicional. É um investimento inicial mais caro, mas a longo prazo pode ser mais económico.

Agora também é possível investir em meia palete neutra em emissão de carbono, onde a fabricação das paletes foi compensada por créditos de carbono.

Claramente, o mundo das paletes é complicado e detalhado, e é importante conhecê-lo antes de fazer qualquer investimento em novos paletes.

Para mais informações sobre o armazenamento de estantes de paletes para um armazém ou centro de distribuição, entre em contacto connosco.

Related news
Latest news