Skip to main content

Um Guia para Armazenagem Frigorífica

Sempre precisamos de armazenamento refrigerado para alimentos e medicamentos, mas esse facto – raramente comentado na imprensa – chegou às manchetes durante a criação da vacina contra Covid-19.

Cold Storage WarehouseA vacina Pfizer-BioNTech foi, em muitos países, a primeira a ser aprovada, mas havia a preocupação de como transportá-la e depois armazená-la, pois precisa ser mantida em temperaturas de -70°C.

A maior parte da preocupação foi direcionada para como farmácias, consultórios e centros de vacinação lidariam com a manutenção de grandes volumes de vacina na temperatura necessária. Esse foi um processo sem precedentes em tempos sem precedentes.

Felizmente, a câmara frigorífica do dia-a-dia pode ser mantida a uma temperatura de funcionamento ligeiramente superior para alimentos e produtos farmacêuticos refrigerados e congelados. No entanto, isso ainda oferece desafios diários em seus processos de armazém e cadeia de suprimentos.

Por que precisamos de armazenamento a frio?

Cold Storage WarehouseO armazenamento a frio não é um fenómeno novo. Nós armazenamos alimentos em temperaturas frias muito antes de os refrigeradores e freezers serem inventados, entendendo que, mantendo os produtos frios, eles duram mais e sua qualidade (e segurança) é mantida.

Mas é claro que agora não usamos mais casas de gelo e despensas vitorianas para manter as mercadorias refrigeradas. O armazenamento a frio em escala industrial é um processo sofisticado e de alta tecnologia, muitas vezes com altos níveis de automação. Precisa ser assim. Em 2018, o mercado global de alimentos congelados foi avaliado em 260,8 biliões de dólares americanos. Prevê-se que isso cresça 40% em 2026, para um valor previsto de 366,6 biliões de dólares.

E isso é apenas comida congelada. Adicione a isso alimentos refrigerados, produtos farmacêuticos e outros bens que precisam de armazenamento refrigerado ou refrigerado e terá uma ideia da escala da cadeia de suprimentos de frio/congelado, na qual o armazenamento é uma parte essencial.

Armazenamento a frio

Existem dois elementos principais em um armazém frigorífico: o próprio armazém e os equipamentos internos, como as estantes. Há uma terceira opção, que combina ambas – edifícios suportados por estantes, onde as estantes fazem parte da estrutura integral do armazém. Todos devem desempenhar o seu papel em manter o centro a uma temperatura constante. 

O armazenamento a frio geralmente se enquadra em duas categorias, ditadas pela temperatura:

Cold Storage Warehouse

  • Refrigerados, com a temperatura controlada de 0 a 10 °C.
  • Congelados, com a temperatura controlada de -30 a 0°C.

Cada um tem um propósito diferente. Um armazém frigorífico visa manter os produtos (geralmente alimentos) a uma temperatura ideal, para evitar que estraguem e prolongar a sua vida útil.

Por outro lado, um armazém frigorífico deve manter o produto a uma temperatura constante para garantir que não haja risco de danos ou alteração em sua integridade.

A escolha do armazenamento a frio em vez do armazenamento em temperatura controlada ou vice-versa será baseada nos tipos de produtos a serem armazenados.

Com o compromisso governamental de haver zero carbono líquido até 2050 em todos os sectores, isso representa um desafio particular para os armazéns frigoríficos que estão sendo construídos hoje.

Desafios e soluções de armazenamento a frio

Manter mercadorias em armazenamento refrigerado em um armazém apresenta alguns desafios que precisam ser abordados, incluindo:

  • O armazenamento a frio é uma opção mais cara do que o armazenamento em temperatura ambiente, considerando o custo da energia necessária para manter o frio.
  • Como os funcionários irão operar em temperaturas abaixo de zero
  • Como a temperatura pode ser constante, não apenas durante o armazenamento, mas também no ponto em que as mercadorias são recebidas ou despachadas.

Cold Storage WarehouseMuitos desses desafios podem ser superados com a seleção criteriosa de equipamentos – como estantes e esteiras – que otimizarão o uso do espaço, garantindo serviços agilizados. A automação e a semiautomação também reduzem as despesas gerais em termos de custos de mão de obra.

As soluções populares de armazenamento em armazéns frigoríficos incluem estantes de paletes móveis, que maximizam o espaço físico por ter apenas um corredor operacional. Isso economiza 40% de espaço de superfície de uma estante de paletes convencional e aumenta a capacidade total de armazenamento em 80%. Outra opção são as estantes drive-in, que permitem armazenar grandes quantidades, tornando mais eficiente o uso do espaço em até 90%. É ideal para produtos de armazenamento frios e refrigerados.

Um grande foco na sustentabilidade significa que há um maior investimento no desenvolvimento de veículos operados por AGV em ambientes de câmaras frigoríficas para tornar os armazéns o mais eficientes possível. A adoção de um sistema de transporte de paletes reduz a mão de obra e a necessidade de empilhadores e é ideal para armazenamento com baixos níveis de SKU, necessitando de um sistema de armazenamento eficiente e compacto.

Para armazéns frigoríficos com alta rotatividade de produtos, as soluções de fluxo de paletes permitem acesso rápido, usando até 60% menos espaço de fluxo.

Cold Storage WarehouseOutros fatores para o armazenamento a frio bem-sucedido

Há muitas considerações além do próprio armazém e do equipamento necessário.

Por exemplo, as entradas e saídas onde as mercadorias são recebidas e despachadas devem ter a temperatura correta. É comum ter um sistema de airlock seguro, com duas portas nunca abertas ao mesmo tempo, o que ajuda a evitar a fuga de frio ou condensação ou formação de gelo.

Uma boa ventilação é essencial para manter uma temperatura constante, novamente ajudando a evitar gelo ou condensação.

Nós podemos aconselhar sobre todos esses fatores, bem como as soluções corretas de armazenamento para seu armazém frigorífico, incluindo automação e semiautomação. Para falar connosco sobre armazenamento em armazéns frigoríficos, entre em contacto. Nós oferecemos soluções de qualidade e temos orgulho de ser membros da Federação da Cadeia de Frio do Reino Unido (Cold Chain Federation), bem como membros de órgãos equivalentes em outros países.

Related news
Latest news