Com as atividades da empresa espalhadas em 3 sítios, a Grafisk Maskinfabrik tinha um forte desejo de reunir tudo num só lugar. Conseguiram encontrar um prédio existente nas proximidades e, em seguida, começaram a trabalhar na organização do novo armazém. O prédio não tinha janelas, nem fonte de energia ou ventilação, então não era um projeto pequeno.
A solicitação
O pré-projeto foi a chave do sucesso com um plano claro para os vários artesãos e, não menos importante, a instalação das várias soluções de armazenamento. Em tempo recorde, as instalações ficaram prontas para que as primeiras estantes pudessem ser instaladas e o primeiro dos antigos locais foi fechado. Tudo era "trabalho em andamento", com frequentes reuniões de construção para atender às necessidades de todos os subempreiteiros.
A solução
A recepção de mercadorias da Grafisk Maskinfabrik está numa extremidade do edifício, onde chegam várias peças de montagem. Algumas são conduzidas diretamente para a pré-montagem ou montagem principal, outras diretamente para a produção, enquanto outras são armazenadas em estantes de paletes, gavetões ou numa máquina de armazenamento localizada num hall adjacente.
Um milk run (sistema de entrega e retirada de mercadoria) garante que os vários componentes sejam transportados para os vários processos de montagem.
Na transição da recepção de mercadorias para a grande sala de montagem, foram instaladas 2 soluções de plataforma. Uma plataforma esta equipada com escritórios e sala de reuniões no primeiro andar, com uma área de pré-montagem abaixo. A segunda solução funciona como uma oficina de quadros elétricos, e abaixo está a "caixa de areia" onde os futuros produtos são desenvolvidos, trabalhados e testados.
A própria sala de montagem é dividida em células usando prateleiras. Esse design exclusivo é explicado pelo Diretor de Produção Peter Andersen: “Precisávamos de pelo menos 10 grandes células de montagem numa montagem principal, e eu não estava interessado numa ou 2 grandes pontes rolantes porque quando há algo descendo do teto, a logística torna-se difícil. Então foi necessário projetar uma solução com extração e ventilação, que também incluísse eletricidade e ar comprimido, tudo sem cortar o chão. A solução foi estender as estruturas das prateleiras, então conseguimos um perfil em U na parte superior. Aqui projetamos uma placa de suporte para tubos de ventilação, e na prateleira superior foram colocadas bandejas de cabos para que os cabos de energia pudessem ser encaminhados. As prateleiras foram invertidas, para que a parte de trás pudesse ser usada para comunicação interna em nossos projetos Lean. A solução funciona muito bem e, se houver necessidade de mover as prateleiras, isso é feito rapidamente, basta aliviar a ancoragem no piso.”
O resultado
“A primeira vantagem foi ter um único fornecedor de todas as soluções de armazenamento. Estou feliz por ter um parceiro que tem produtos que atendem aos nossos requisitos e à forma como trabalhamos. Para além, foi extremamente importante encontrar um fornecedor preparado para o futuro, ou seja, que não desapareça do mercado, para que eu possa complementar tudo futuramente. Por último, mas não menos importante, o consultor da Constructor entendeu rapidamente minha maneira de pensar e foi capaz de lidar com boas discussões ao longo do caminho,” disse Peter Andersen, Grafisk Maskinfabrik.
Sobre a Grafisk Maskinfabrik (GM)
GM é um player global na indústria de etiquetas, onde a empresa tem mais de 40 anos de experiência em acabamento e conversão de impressões de máquinas gráficas. Para além disso, estão sendo construídas máquinas especiais para a produção de células solares de plástico flexível e documentos de segurança. GM emprega 110 pessoas em Birkerød.